fbpx

Um pouquinho sobre a Web Summit 2019

Eu já havia ouvido falar sobre a Web Summit, mas não imaginava a grandeza do evento. A 1ª edição ocorreu em Dublin, na Irlanda, em 2009. E de lá pra cá já ganhou o “selo” de maior evento de tecnologia da Europa.

O tema central é tecnologia, mas na verdade o evento aborda diversos assuntos, como Empreendedorismo, Marketing, Futuro, Música, Esporte, Saúde… Ou seja, tudo o que a tecnologia pode influenciar, então você já deve imaginar como é.

Neste ano, aconteceu de 4 a 7 de novembro em Lisboa. E eu participei em todos os dias, como participante mesmo e como voluntária. Foi uma experiência diferente e muito válida pra mim. Eventos assim têm tanta coisa, que é difícil decidir onde ir. Passei pela feira, expiei palestras, mas justamente pelo trabalho que realizei lá, fiquei mais tempo nas palestras.

Por isso, gostaria de compartilhar aqui as palestras (que assiti) que mais gostei na Web Summit. Vamos lá?

1 – O jeito de fazer Marketing do Burger King

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

com Fernando Machado – CMO, Burger King

E se os profissionais de marketing tratassem a criatividade como uma vantagem competitiva? Quais resultados as marcas seriam capazes de alcançar? À medida em que a relação entre marcas e pessoas evolui, alimentada por mudanças rápidas na tecnologia, é fácil confundir o que há para ficar e o que é apenas ruído.

Esta palestra foi uma que me prendeu totalmente a atenção. (O Inglês do Brasileiro me ajudou também a entender tudo rsrsr.)

Para Fernando, a criatividade é o fator chave. Ou seja, não se trata de dinheiro. Quando você tem criatividade, você consegue criar caminhos tão bons ou até melhores se gastasse uma fortuna para ter o Neymar como garoto propaganda da sua empresa, por exemplo. A criatividade tem o poder de mudar a realidade.

Essa parte eu gostei:

“Imagine alguém que é engraçado, a pessoa não está andando por aí dizendo ‘Ei! Eu sou engraçado’. A pessoa conta uma piada. Portanto, a melhor maneira de se comunicar nesse caso é basicamente mostrar o fogo (o diferencial do modo como o hamburguer do Burger King é preparado).

2 – Sua casa em 2025

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

com David Eun – Diretor de Inovação, Samsung Electronics e Presidente, Samsung NEXT, Samsung

O que transforma uma casa em um lar? A Samsung acredita que uma nova onda de inovação transformará nossas casas cada vez mais conectadas em casas verdadeiramente inteligentes do futuro.

De acordo com David, o que faz a casa se tornar um lar são as experiências. E a tecnologia pode elevar a experiência que você tem hoje em casa a um outro patamar.

3 – A promessa e o perigo da era digital

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

com Brad Smith – Presidente da Microsoft

O mundo alcançou um ponto de inflexão no qual a tecnologia digital está sendo usada como uma ferramenta poderosa e uma arma formidável. Brad falou sobre as novas abordagens para gerenciar essa era e as medidas que empresas de todos os tamanhos podem adotar para aceitar maior responsabilidade e formar parcerias com governos para moldar o futuro.

Segundo o presidente da Microsoft, existem 4 coisas fundamentais que, juntas, podem transformar a computação: 1. O poder da computação; 2. A nuvem; 3. Os dados e 4. A Inteligência Artificial.

4 – Um manifesto para um mundo mais generoso

com Yancey Strickler – Co-fundador, Kickstarter

A busca pela riqueza produziu inovação e prosperidade. Também estabeleceu uma crença implícita de que a escolha racional em qualquer decisão é a que ganha mais dinheiro. O fundador do Kickstarter compartilhou como podemos reorientar nossas energias para construir uma sociedade generosa, justa e pronta para o futuro.

Gente, este foi lindo demais!!

Ele falou sobre o que chamava de Bento (ou Bentoism) – não sei como traduziria… – que nada mais é que um guia para a auto-coerência. É um modo de ver apresentado em seu livro “Este poderia ser o nosso futuro: um manifesto para um mundo mais generoso”. Para construir seu próprio Bento, visite Bentoism.org.

Em uma das falas também que me chamou muito a atenção foi quando ele disse sobre “Financial Maximization”. Trata-se de um termo que significa que cada vez mais somos bombardeados com “mais do mesmo” com o intuito de nos fazer sempre consumir. Gostei tando (de verdade) deste assunto que vou colocar aqui um vídeo em que ele fala mais:

5 – A diferença entre um fundador e um líder

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

com André Penha – Co-fundador e diretor de tecnologia da QuintoAndar

Alex Chung – Fundador, GIPHY

Bedy Yang – Parceira gerente, 500 startups

A liderança é mais uma rede do que um topo? Essa palestra fez a pergunta sobre o equilíbrio entre liderar e recuar, como refletir sobre seu próprio desempenho, evitar desgaste e atrair e reter os melhores líderes para sua equipe.

Vou compartilhar aqui uma frase do também brasileiro, André Penha:

“Dentro da QuintoAndar, esperamos que as pessoas sejam transparentes e somos transparentes, pouco a pouco, essas coisas se tornam verdade.”

Além desses temas, muitos outros foram discurtidos, como Inteligência Artificial, Segurança e Privacidade, Efeitos do Brexit para as empresas na Europa e muitas outras coisas (Algumas até polêmicas, que eu perdi.)

Para saber mais, recomendo acessar o site Observador.pt. Eles compartilharam as principais atrações da Web Summit 2019.

Mas espero ter passando um pouquinho aqui do meu olhar no evento. Até a próxima.

Veja mais textos no nosso blog.

You might also like
Tags: Convenção de tecnologia, Lisboa, Portugal, Web Summit, Web Summit 2019

More Similar Posts

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.