fbpx

Os 10 desejos universais para alavancar seu conteúdo

desejos universais

Que bom ter você por aqui.

Hoje vou compartilhar uma daquelas listas já conhecidas, mas que talvez você ainda não conheça. Não foi criada por mim claro, mas não sei dizer também quem chegou a ela. 

A primeira vez em que eu ouvi falar foi na imersão 8ps do Conrado Adolpho que eu participei em 2018 em São Paulo. 

É uma daquelas informações legais que quando você entende, passa a querer utilizar em todas as suas comunicações. 

Trata-se da lista dos 10 desejos Universais. Por que Universais? Porque entende-se que todo o ser humano possui pelo menos alguns desses desejos. Agora, se você está ouvindo este episódio de outro planeta, pode ser que não faça muito sentido pra vc. 

Mas se você é um terráqueo, pode ficar que você não vai se arrepender. 

E por que é tão importante saber deles? 

Porque eles estão intrínsecos em cada um de nós. E na medida em que você conhece isso, pode ou aplicar em seu Marketing e Vendas ou se observar melhor em momentos de compra para avaliar sua decisão. Ou fazer as 2 coisas.

Isso faz parte das técnicas de persuasão. Ou seja, você pode direta ou indiretamente utilizar apelos que envolvem estes desejos para tocar em algo que faz sentido para o seu cliente, se ele for um ser humano.

Ahhh.. Não me diga que você ainda tem preconceito com a palavra persuasão? Se sim, volte duas casas. 

Se este já é um assunto superado por você, continue por aqui que você não vai se arrepender de ler este post até o fim.

Se preferir, pode ouvir também:

Agora, pode ser que para você algum desses desejos não faça sentido. Então só peço o favor de não vir falar “Ah Adriana, mas isso aqui eu não desejo. Isso é coisa de uma sociedade capitalista que prega o consumismo e não sei mais o que”.

Lembre-se de que aqui são informações genéricas baseadas em uma sociedade que, sim, é de consumo. Então, não vamos polemizar. Ok? 

Veja aqui quais são os 10 desejos universais. 

1. Ser rico

A riqueza é algo que não podia estar fora da lista, por mais polêmico que possa parecer. Nós, seres humanos, desejamos ter dinheiro. É por isso que trabalhamos, que estudamos, que economizamos. Ou pelo menos tentamos economizar.

Porque com dinheiro podemos ter uma qualidade de vida melhor, saúde, viajar, dar condições aos nossos filhos, enfim, viver.

2. Estar junto aos vencedores

Fazer parte de um grupo, uma comunidade é uma necessidade humana já conhecida, mas aqui vai um pouquinho além. Significa que nós queremos fazer parte do clubinho dos vencedores. Sermos tambem reconhecidos com um. Este apelo é geralmente usado para vender masterclasses ou alguma imersão exclusiva. Geralmente ligado aos produtos de autodesenvolvimento. 

3. Saber que está em segurança

Uma vida de insegurança não é nada legal. É aqui entende segurança em todos os aspectos, no sentido da sua integridade física, dos seus bens. Segurança financeira, segurança psicológica…

Maslow já falou sobre isso na pirâmide das necessidades, lembra? 

4. Ganhar sem esforço

Não interprete este desejo mal. Trata-se na verdade de uma regra até que lógica. Sempre buscamos otimizar nosso tempo e esforço e maximizar nossos ganhos. Correto? É isso.

Esse recurso você encontra bastante em slogan como “Trabalhe do sofá da sua casa”. 

5. Ser saudável

Quem não quer ser saudável levanta a mão. Talvez este desejo seja unânime.

Saude, qualidade de vida são necessidades básicas. E me parece que cada vez mais essa preocupação aumenta. O que é muito bom.

6. Ser popular

As pessoas querem ser reconhecidas, que as outras pessoas as conheçam, as admiram. Estão aí os anônimos que se tornaram influencers para provar isso. 

7. Se sentir sexy e atraente

Já ouvi uma vez na palestra do Paulo Faustino, em Lisboa, que tudo se resume a sexo. Apesar de parecer um pouco exagerado, eu vejo total sentido por que faz parte dos desejos mais primitivos de nos como animais. 

Sentir se sexy e atraente portanto é algo instintivo. É uma garantia que a nossa espécie sobreviva. 

Não é à toa que as propagandas dos mais variados produtos exploram a sensualidade. No caso da palestra do Paulo, ele deu o exemplo de um shampoo de cabelo. Tudo é sexo. Sexo vende.

8. Se sentir auto-confiante e empoderado

Pois é. Não é à toa que as campanhas publicitárias geralmente vendem esta ideia. Poder e confiança não poderiam ficar de gira dos 10 desejos universais. 

9. Ter paz interior

Paz interior. Um termo tão simples, mas ao mesmo tempo tão profundo. 

Quem não quer ter paz interior? E isso pode estar relacionado a diversas áreas da vida. Seja a financeira, a espiritual… Enfim. Se o seu produto tem relação com isso, não economize este termo em suas comunicações. 

10. Se divertir

Todo mundo quer se divertir, quer momentos para relaxar, encontrar amigos, conhecer um lugar novo, ou simplesmente maratonar a sua série favorita. 

A diversão até passou a ser algo de valor em outros âmbitos da vida. Por exemplo, imagina algo que possa lhe trazer diversão e ao mesmo tempo dinheiro. É aí que vem nossa busca por encontrar mais significado para o trabalho. Que você tenha prazer  fazer. Aí fica mais divertido. 

E então, já tinha ouvido falar sobre esta lista? Comece explorar os desejos universais em sua comunicação que você vai ver como vai começar a fazer mais sentido para o seu público.

Conheça o Pocket Podcast e ouça outros episódios como este:

Compartilha esse conteúdo com quem você acredita que vai aproveitar também!

Veja mais textos como este no nosso blog!

You might also like
Tags: 10 desejos universais, Conrado Adolpho, desejos universais, marketing de conteúdo, Marketing Digital, Podcast

More Similar Posts

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.