fbpx

5 passos para realizar o Planejamento de SEM

Estou lendo, com passos de formiga, mas com muita vontade, o Livro SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca, da fofa da Martha Gabriel. Ao contrário do que muitos pensam, ler um livro sobre tecnologias e marketing digital – ainda que seja um ramo mutável – é essencial para um profissional ter bases sólidas sobre o assunto.

Esse livro é uma prova disso. Já recomendo desde já!

Em um dos capítulos ela fala sobre os passos para realizar um bom planejamento de SEM.

SEM é a abreviação de Search Engine Marketing, ou seja, o Marketing de busca, que cada vez mais, vem tomando grandes proporções para toda empresa e/ou profissional que quer se destacar na Internet. Gostaria de compartilhar com vocês os 5 passos para  realizar o planejamento de SEM, descritos bem mais detalhadamente no livro:

1. Faça uma análise preliminar:

O 1º a se fazer SEMPRE é se planejar! Estude e analise seu site a partir do objetivo principal da sua campanha. Vale a pena destinar um tempo para pesquisar os concorrentes e determinar quais as ferramentas e habilidades serão necessárias para dar andamento ao processo. Comece!

2. Pesquise e selecione as palavras-chave:

Depois de determinar seu planejamento é preciso relacionar as palavras-chave que correspondem à sua companha. O ideal é que você parta de uma palavra principal e depois vá ramificando até chegar a uma boa quantidade de palavras (expressões) que determinem seu objetivo. Assim os sistemas de busca encontrará o que você deseja com mais facilidade. Cuidado para não exagerar! Caso você utilize muitas palavras-chave, os buscadores podem interpretar como não relevante para apresentar aos usuários. Tenha foco!

3. Faça a otimização do conteúdo:

Agora que você já definiu as palavras-chave para sua campanha é preciso iniciar a otimização propriamente dita. Para mim, otimização significa ser repetitivo sem ser inconveniente. Ou seja, é necessário que você cerque, tanto seus arquivos, quanto seu site, com as palavras-chave de forma moderada. Por exemplo: Você vai publicar um artigo sobre “4 dicas essenciais para o Marketing de Conteúdo”; supondo que sua palavra-chave principal seja “marketing de conteúdo”, você deve, além de inseri-la no corpo do texto e na tag, renomear suas imagens e/ou arquivos com essa palavra-chave, dentre outros locais. Cuidado!

4. Monitore e controle:

Este também é um passo imprescindível para qualquer processo. Acompanhe os resultados preliminares e registre tudo. Isso irá te ajudar a seguir para o próximo passo e também a determinar as próximas ações. Analise as origens dos acessos e os resultados, propriamente dito. Muitas pessoas se preocupam exclusivamente em curtidas e compartilhamentos, mas o principal é você medir o sucesso de sua campanha, não só pelo “ibope” gerado, mas sim pelos resultados. Preocupe-se com a meta!

5. Acerte o que não ficou tão bom:

Em outras palavras, faça as correções necessárias. Dependendo da campanha, as correções podem ser feitas imediatamente ou somente para as próximas ações. Por isso a importância do monitoramento constante. Feito isso, repita o processo sempre que preciso. Afinal de contas, a excelência é um hábito. Pratique!

E você alcançará as suas metas! Abraço.

You might also like
Tags: Otimização, SEM, SEO

More Similar Posts

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.