Não é de hoje que ouvimos falar que a população da 3ª idade está crescendo. Uma parcela que vem ganhando notoriedade por vários fatores curiosos, mas um deles será destaque neste texto: o acesso à Internet.
Isso mesmo! A 3ª idade está conectada e mais segura para realizar compras online, conforme aponta estudos realizados pela GfK e IBGE.
“Brasileiros a partir de 50 anos de idade tiveram maior crescimento no acesso à web desde 2005, com aumento que chega a 222,3%, aponta estudo do IBGE.” – anuncia a Veja.
A partir disso é possível perceber que eles encontram-se mais ativos e preocupados com a qualidade de vida, dentre outros interesses. E para suprir esses anseios, veem a internet como um auxílio.
O Portal “Aproveitando a Terceira Idade” fez um estudo com mais de 800 idosos para compreender melhor o perfil, cujo resumo pode ser lido aqui.
Confira, portanto, as 7 curiosidades sobre a 3ª Idade e a Internet (junto e misturado):
1. 50,82% correspondia à faixa etária de 61-70 anos e tinha 0,59% de 81-90, onde 45,8% é casado ou está com um companheiro(a);
2. 59,7% possui bom nível educacional, mas 72,46% não exerce nenhuma atividade de trabalho;
3. O maior problema de saúde apontado é de visão, seguindo por deficiência auditiva. E as mulheres de 61-70 anos são as que buscam mais a prática de atividade física;
4. Na hora de acessar a internet, 45,1% apontou 3 horas ou mais de uso. A preferência é pelas grandes telas, como desktop ou notebook, mas existe um bom número de usuários de smartphones. A curiosidade é que 32,6% das pessoas que usam smartphone declararam não ter conhecimento suficiente e precisam de ajuda de outras pessoas.
5. Nos hábitos mais frequentes enquanto navegam, não é nenhuma surpresa. Em destaque o acesso a redes sociais, buscas pelo Google e acesso de e-mails.
6. Já no acesso a redes sociais, o que eles mais buscam é conectar com familiares e obter dicas de saúde.
7. Mas as reais preocupações do dia a dia são: saúde em primeiro lugar, seguindo por família, segurança e dinheiro.
*Para ver o lindo infográfico que eles criaram com os resultados, clique aqui!
Isso demonstra que há uma fatia muito interessante a ser explorada na internet, como por exemplo, na área de saúde, informática, entretenimento, dentre outros.
Os idosos possuem 17% do poder de compra no Brasil e 80% deles têm renda própria; fatores de extrema importância para o crescimento das compras na Internet. Facilidade na aquisição, comodidade, rapidez, mudança de interesses e de hábitos – Esses são alguns fatores que contribuem para que eles prefiram o conforto de suas casas.
Um ponto, porém, deve ser considerado. O público idoso ainda possui certa desconfiança sobre a segurança das informações lançadas e obtidas na Internet. Sem contar que os serviços de atendimento ainda encontram muitas deficiências para lidar com as características peculiares da idade.
Mas nem tudo está perdido! Como a tendência é que o número de idosos na web aumente, é certo que muitas empresas deverão se adequar para oferecer a qualidade e o conforto que eles merecem. Tomara!