O Marketing de Relacionamento consiste em atrair, manter e reconquistar clientes, o que não é uma tarefa fácil. Isso porque as pessoas têm diferentes perspectivas a partir de um mesmo produto ou serviço e também pelo fato de muitos atendimentos exigirem uma personalização.
Em instituição de ensino as exigências são ainda maiores, pois o serviço a ser prestado depende muito daquele que o receberá e também pelo fato de estar atrelado aos anseios pessoais e profissionais, o que faz com que o público tenha um vínculo muito forte com a instituição.
No Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, mantemos ao Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, não só para reconquistar seu público, mas fortalecer o vínculo com a instituição.
Como forma de incentivo a este bom relacionamento, um dos pontos trabalhados é a memória, pois, a partir do momento em que o público consegue ter registrado um momento marcante com o serviço recebido, ele terá bons motivos para recomendá-lo e retornar a utilizá-lo. Porém é de extrema importância aguçar, de tempos em tempos, as boas lembranças assim como deixar registradas para ações futuras.
Diante disso, a partir de 2014 foi criada uma ação para que Colaboradores, Professores, Alunos e Ex-Alunos relatem experiências vividas em seus “pátios”, sejam elas engraçadas, importantes ou emocionantes. As melhores histórias são publicadas anualmente na forma de um E-Book chamado “A vida nos pátios do UNISAL”.
Como exemplo das histórias publicadas, podemos citar um pai de família desempregado que viu na possibilidade de cursar a faculdade como uma maneira de recomeço; uma ex-aluna e a liberdade que teve para se posicionar sobre sua religião nas aulas; a caloura que tinha como primeiros amigos o porteiro e o jardineiro, que sempre a recebiam com um belo sorriso e as boas lembranças dos Padres Hugo Greco e Mario Bonatti, dentre outros.
Para conferir as edições clique aqui.
Para aqueles que se interessaram, fica aqui a recomendação do Prof. Fábio José Garcia dos Reis, Professor e Ex-aluno do UNISAL “(…) espero que os leitores possam sentir a mesma emoção que os escritores tiveram ao se lembrarem dos pátios do UNISAL. Todos nós que circulamos pela instituição sabemos que no pátio há muita energia, há juventude, há vontade de dialogar, de ser respeitado e de ser ouvido”.
Boa leitura!