🇧🇷 Etiqueta nas Redes Sociais

Etiqueta nas Redes Sociais

Dia 5 de outubro, tive a oportunidade de participar de mais um programa da TV Vale, o “Tudo Aqui”, para falar sobre Etiqueta nas Redes Sociais.

O intuito do programa ‘Tudo Aqui’ apresentado por Paulo Sade é levar informação para as pessoas de uma maneira leve, havendo sempre um entrevistado com temas de interesse público. Onde os telespectadores podem participar por meio das mídias sociais mandando perguntas.

A partir disso, resolvi escrever sobre o tema e compartilhar aqui no site.

Na internet existe certo ou errado?

Assim como na nossa vida, temos regras implícitas e explícitas a seguir. Na internet não é diferente.

Há atitudes que não são interessantes, mas as pessoas têm a liberdade para agirem como devem, porém devem ter em mente que para toda ação há uma reação. Tudo na vida há uma consequência e na internet não é diferente. Vemos hoje em dia muitos casos de pessoas passando dos limites acreditando que a internet é terra de ninguém.

Várias redes sociais são voltadas a descontração e diversão. Com isso pode-se postar o que quiser, não importando com a opinião alheia?

As redes sociais deram um poder ao usuário. Antigamente somente as empresas e os veículos de comunicação tinham autonomia para transmitir informações. Com as redes sociais, as pessoas anônimas tiveram o poder da palavra. Hoje todas as pessoas têm voz, porém toda conquista gera uma responsabilidade.

Antes das pessoas postarem algo, o post deve passar por três crivos:

Da Verdade

Da Bondade

Da Utilidade

Muitas pessoas vão postando sem se dar conta que aquilo pode ter uma proporção incalculável.

Então, a partir do momento em que se optou por compartilhar alguma informação, deve estar preparado para a opinião alheia. Recentemente tivemos a notícia de que no Facebook terá a opção “Não curto”. Então as pessoas já devem se preparar para isso.

O que é mais antiético nas redes sociais?

Falta de respeito. Sua liberdade termina quando começa a do outro.

Como saber se estou me expondo demais?

Se muita gente está sabendo todos os seus passos é momento de você repensar suas condutas.

Como se portar diante a uma briga virtual? Principalmente no Twitter, onde há vários exemplos de discussões de famosos.

Não responder. As vezes você faz de algo simples, uma catástrofe e acaba se expondo mais ainda. Então é melhor ficar em silêncio, deletar o seu post e, se preciso, bloquear aquela pessoa.

Existem regras de etiqueta para o uso de celular no ambiente de trabalho?

Existem empresas que determinam de forma escrita regras de uso de celular sim, mas dependendo das funções e da política da empresa, o celular é permitido. Mesmo por que ele auxilia as próprias atividades. Mas é necessário ter em mente que no ambiente de trabalho o essencial é o trabalho em si.

Mas vemos casos de pessoas que não respeitam isso e pensam que porque tem o celular de algum colega de trabalho, pode falar com ele a qualquer momento, em suas férias, feriado, fora do horário de trabalho.

Deve-se saber separar o pessoal do profissional.

Bom, o nosso papo foi de forma mais genérica. Outros assuntos foram abordados e puder responder alguns questionamentos. Amei.

Aproveito para deixar uma sugestão de leitura: Etiqueta nas Redes Sociais – Aprendendo a se Comportar Melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *